quarta-feira, 28 de abril de 2010

BOLO FOFO: CONHECENDO NOVOS SABORES

QUANDO SE TRABALHA COM CRIANÇAS CADA DIA SE TORNA ÚNICO. ELAS TEM A INCRÍVEL CAPACIDADE DE TORNAR CADA ATIVIDADE DA "ROTINA" ESPECIAL. QUERO COMPARTILHAR COM VOCÊS UMA DAS EXPERIÊNCIAS QUE VIVI COM MEU GRUPO DE CRIANÇAS NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL.

GOSTO MUITO DAS OBRAS DE MARY  E ELIARDO FRANÇA. SEPAREI ALGUMAS DELAS EM MEU ARMÁRIO PARA USAR COMO ESTRATÉGIA E TRABALHAR COM O GRUPO SOBRE ASSUSNTOS ESPECÍFICOS. 

AS CRIANÇAS JÁ HÁ ALGUNS DIAS NÃO DEMONSTRAVAM TANTA ALEGRIA NA HORA DO LANCHE, E ESTAVAM NUMA FASE DE "CONFLITOS" FREQUENTES E EGOCENTRISMO À FLOR DA PELE.

ESCOLHI ENTÃO O LIVRO "BOLO FOFO" DE MARY E ELIARDO FRANÇA. A ACEITAÇÃO DA HISTÓRIA PELO GRUPO FOI ALGO SURPREENDENTE. GOSTARAM TANTO QUE O LIVRO FOI LIDO E RELIDO VÁRIAS VEZES. CADA PÁGINA ERA SABOREADA PELA TURMA. A HISTÓRIA TRAZ COMO PERSONAGEM PRINCIPAL "PINGO DE FLOR", UM SIMPÁTICO RATINHO COMILÃO QUE RESOLVE PREPARAR UMA RECEITA DE BOLO ESPECIAL, E PARA ISSO, PRECISA DA AJUDA DE TODOS OS SEUS AMIGOS. 






"BOLO FOFO" DURANTE A HORA DO CONTO PERMITIU TRATAR TEMAS COMO COOPERAÇÃO, VALORIZAÇÃO DO OUTRO, CONVIVÊNCIA, DIFERENÇAS, GRATIDÃO E AMIZADE, ALÉM DE SER A SEMENTE DE UM PROJETO MARAVILHOSO QUE PERMITIU A CONFECÇÃO DE UMA PIRAMIDE ALIMENTAR, VÁRIOS DESENHOS, E A PREPARAÇÃO DE UM SABOROSO BOLO DE MEL PELA TURMA!



A PIRÂMIDE FOI COLOCADA NO REFEITÓRIO E EM TODAS AS REFEIÇÕES AS CRIANÇAS OBSERVAM SE  ESTAM FAZENDO AS ESCOLHAS CORRETAS PARA MANTER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.





 DIGITEI A RECEITA COM ILUSTRAÇÕES QUE PERMITIRAM ÀS CRIANÇAS ACOMPANHAR A QUANTIDADE DE XÍCARAS E COLHERERES DE CADA INGREDIENTE. E NO "MODO DE PREPARO" COLOQUEI A ORDEM DOS ELTRODOMÉSTICOS E UTENSÍLIOS QUE SERIAM USADOS. ELES ASSIMILARAM BEM E ACOMPANHARAM O PREPARO. CADA CRIANÇAS TEVE A OPORTUNIDADE DE ADCIONAR UM INGREDIENTE À RECEITA E LIGAR/ DELISGAR O LIQUIDIFICADOR, OU SEJA, O BOLO FOI UMA PRODUÇÃO DO GRUPO.




NOSSO CCI FICA NA UNESP DE ASSIS, ONDE NÃO TEMOS O CURSO DE NUTRIÇÃO. POR ISSO CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE "RENATINHO", O GURI AÍ DA FOTO QUE "FREQUENTA O CCI DE BOTUCATU" ONDE É OFERECIDO O CURSO. RENATINHO NOS FORNECEU INFORMAÇÕES SOBRE O MODO DE PREPARO DA RECEITA E TAMBÉM SOBRE A ORIGEM DE ALGUNS DOS INGREDIENTES NECESSÁRIOS AO SEU PREPARO. FALOU TAMBÉM SOBRE O CURSO DE NUTRIÇÃO E SEU VALOR PARA A SAÚDE DE TODOS.
"RENATINHO" É RESULTADO DE UMA SUGESTÃO DE MEU COMPANHEIRO DE TRABALHO RENATO, QUE TRANSFORMOU NOSSA ATIVIDADE EM UM VERDADEIRO PROGRAMA CULINÁRIO. ELE MESMO MANIPULOU O FANTOCHE DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE.


OLHA O NOSSO BOLO AÍ..... SEPARAMOS ALGUMAS PORÇÕES PARA QUE AS FAMÍLIAS PUDESSEM DEGUSTAR. CADA CRIANÇA APRESENTOU "SEU PEDAÇO" AO SEU PAI OU MÃE, E FOI UMA FESTA!



PARA ENCERRAR O PROJETO CADA CRIANÇAS TROUXE DE SUA CASA EMBALAGENS DE ALIMENTOS CONSUMIDOS POR SUA FAMÍLIA. FIZEMOS A EXPOSIÇÃO DOS MESMOS BEM COMO A COMPARAÇÃO DO QUE SE COME EM CADA CASA. TAMBÉM FOI UMA EXPERIÊNCIA QUE SURPRENDEU!


COMO RESULTADO DA ATIVIDADE POSSO DESTACAR A PARTICIPAÇÃO E COMPROMETIMENTO DE CADA CRIANÇA COM O PROJETO. DEPOIS DE COMPREENDER MELHOR A IMPORTANCIA E O VALOR DE CADA ALIMENTO A ACEITAÇÃO DE LEGUMES, FRUTAS E VERDURAS MELHOROU MUITO. NO LANCHE DA TARDE POR EXEMPLO A BANANA AMASSADA COM FARINHA LÁCTEA TEM PERDIDO SEU POSTO PARA A BANANA COM MEL. O CREME DE CHOCOLATE E AVELÃ NO PÃO TAMBÉM PERDEU LUGAR PARA O PÃO COM MEL. SEM FALAR É CLARO NO PRÓPRIO BOLO DE MEL, O QUAL MUITAS CRIANÇAS NUNCA HAVIAM EXPERIMENTADO ANTES!

EDUCADOR, SEJA OUSADO, SEJA CRIATIVO! 
SAIBA "OUVIR" SEU GRUPO DE ALUNOS E SAIBA "RESPONDER" DO JEITO CERTO! OS RESULTADOS SERÃO SURPREENDENTES!

3 comentários:

  1. Olha Lívia, eu já tinha na conta q havíamos sido abençoados com sua vinda para o CCI, mas esta atividade do Bolo de Mel foi ultra, super, mega. Fez com que meus filhos provassem um sabor q eu não imaginava q iriam tentar experimentar (não pelo menos agora). Há e tive que fazer o bolo em casa também!!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é muito bom! Parabéns pela iniciativa e bom trabalho!!!

    ResponderExcluir