sábado, 2 de junho de 2012

DIA DO BRINQUEDO


Papai e mamãe, vocês sabem o que é o “Dia do Brinquedo”?

Com esta pergunta iniciei um texto que foi entregue aos pais e responsáveis pelas crianças do grupo em que atuo. 
Os resultados tem sido perceptíveis no dia a dia do trabalho com as crianças. 
Esta atividade existe desde que eu fiz minha "pré-escola" em 1988, e com certeza já existia antes também, e tem dado certo! 
Quando a parceria entre família e instituição se fortalece quem ganha é a criança!


Apesar de não ser feriado nacional é um dia muito importante para a socialização das crianças.

Até os 6 anos de idade a criança passa pela fase do egocentrismo demonstrando uma certa resistência em compartilhar a atenção dos adultos(familiares, educadores,pessoas de convívio mais próximo) e a posse de objetos pessoais (roupas, sapatos, brinquedos, fraldinhas, almofadas, etc).

Compartilhar seus brinquedos preferidos então é uma atitude muito difícil nesta fase, mas que é aprendida conforme a criança se desenvolve e amadurece emocionalmente.



Não é permitido trazer brinquedos todos os dias à escola, pois tal comportamento interfere diretamente na interação do dono do brinquedo e dos demais amiguinhos de grupo nas atividades planejadas pela educadora. Surgem conflitos, choro e frustrações.

Brinquedo de casa diariamente na escola atrapalha, mas existe um dia específico que ele é permitido.

Nesse dia os pais devem auxiliar seus filhos a escolherem um brinquedo que possa ser compartilhado com as outras crianças, desde que não ofereça riscos (peças pequenas ou perfuro cortantes), inadequadas à faixa etária.

É interessante também evitar jogos e brinquedos que estimulem a violência.

Educadores e instituição não se responsabiliza pela reposição de qualquer brinquedo trazido de casa pelas crianças. Assim é recomendado evitar brinquedos frágeis e caros.

Nos demais dias da semana os brinquedos que forem levados  serão guardados e não serão utilizados.

É importante identificar o brinquedo com o nome da criança para evitar enganos.

Os objetivos do Dia do Brinquedo são: 
1.Partilhar experiências e objetos próprios e dos colegas, aproximando-se de regras de convivência.
2.Ter prazer e se divertir com a vivência coletiva, inclusive na relação com outras crianças. 
3.Desenvolver, gradativamente, a autonomia em relação às regras sociais (respeito, cooperação, compartilhar); 
4.Identificar e diferenciar os pertences coletivos dos individuais. 

Não trazer brinquedo algum gera frustrações na criança. Ela se sente excluída e fica impedida de desfrutar dos benefícios da atividade.





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